sábado, 18 de outubro de 2008

O AVESSO DO AVESSO DO AVESSO

OPINIÃO DO BLOG SOBRE A TRAGÉDIA DE SANTO ANDRÉ.

Sexta de horror para a familia brasileira. Uma sucessão de erros que custaram a vida errada. Um homem com uma arma ameaçando um cidadão, deixa de ser um homem: - torna-se um alvo.

Especialistas de todos os matizes vão alardear na televisão, rádio e jornais que não se deve imaginar medidas drásticas sob influência de um caso pontual e isolado. eu já ouvi isto e não gosto do final, pois entra em um "looping infinito", fazendo com que esqueçamos e fatos como este voltem a acontecer.

Um camarada egoísta, ciumento e de índole perversa, arvora-se o direito de fazer refém uma menina de 15 anos. Coloca na cabeça da menina uma arma e promete matá-la. Procedimentos policiais corretos são tomados, interrompe-se o fornecimento de energia elétrica, envia-se um negociador e inicia-se uma jornada de convencimento para chegar ao final a uma encruzilhada:

- Para a direita, o sequestrador depõe armas e liberta reféns, todos para casa, final feliz como em cinderela.

- Para esquerda, o sequestrador endurece o discurso e emite sinais que o negociador experiente detecta como estopim para a finalização pior para o sequestrador, seja através de tomada de assalto do cativeiro, seja com a utilização de meios de "estado-da-arte" como um sniper para neutralizar o agressorcom o chamado "tiro de comprometimento".

Em vez disso, estranhamente o que se viu foi uma pantomima mal comandada. É fato público e notório que a polícia utilizada na operação é uma das melhores do MUNDO. O GATE tem treinamento tático e armamento igual ao utilizado pelos mais famosos grupos policiais do planeta.

Pode ser teoria da cospiração de nossa parte, mas nos parece que houve uma determinação para que não se vitimasse o agressor. Algo como: - NÃO MATEM O CARA! Esta situação é plausível, tendo em vista o pavor que algumas autoridades têm de ações desta natureza. O governo paulista por exemplo não é famoso por atos corajosos e arrojados. Mais vale uma boa oração...

Nada há falarmos em despreparo da polícia. Há quem diga que por quatro vezes um dos sipers - atiradores de elite comunicaram via rádio estarem com o "alvo em 5 por 5", o que significa posição e oportunidade perfeitas para um tiro limpo e exato, que acertaria a região do cérebro que comanda o reflexo de contração do musculo, impossibilitando que o agressor ao ser alvejado, contraísse os dedos das mãos, premindo o gatilho e vitimando a refém. Mas a ordem executiva não foi dada.... garoto apaixonado réu primário, Quem não deu a ordem é um pouco culpado pelo desfecho. E não falo dos policiais, cujo treinamento e habilidades conheço e sei que se chegaram a passar a mensagem de "alvo em 5x5", tenhamos certeza que seria necessário apenas 1 tiro e todos voltariam a viver em paz.

De resto, é aguardar a poeira baixar e ver que uma eventual condenação conseguida pelo Ministério Público que pode alçar 40 anos de cadeia, vão tornar-se 15 anos(no máximo)e o bom menino, havendo pago seu débito com a sociedade tocará sua vida, ao contrário da garota que ele matou covardemente.

Faço um adendo para comentar a opinião dada por um suposto treinador da SWAT à uma rede de televisão, onde, após demonstrar sua visão de como deveriam ser as invasões, ou até o tiro sniper, dá-se o direito de esbravejar que tem vergonha de ser brasileiro e ver que a polícia de seu país fez aquilo tudo..... É de envergonhar ver um brasileiro falando assim do Brasil. Se tem vergonha, peça um passaporte apatrida. Se realmente nada pode fazer para ajudar, já que tão expert e treinador de polícias nível AAA como a SWAT, ao menos não atrapalhe ou tente "esculhambar" com o GATE, que, como disse no início da nossa opinião, é das melhores polícias do planeta.

Só para ilustrar: - 1. O SALÁRIO de um oficial SWAT Las Vegas é +- R$ 9.000,00/mês, segundo fonte: http://www.simplyhired.com/a/salary/search/q-S.W.A.T./l-Las+Vegas%2C+NV
- 2. Em 1997, pagou-se uma indenização de 1milhão de dólares a dois homens americanos que tomaram uma surra de dois oficiais da SWAT Las Vegas que estavam em um bar, fora do horário de trabalho.... DISCIPLINADOS ELES NÃO? Estes devem orgulhar o treinador...... fonte:www.injuryboard.com/national-news/las-vegas-police.aspx?googleid=27520.

MAS ESSA É SÓ A MINHA OPINIÃO.................

Que fatos como este jamais ocorram novamente, para que não sejam ceifadas vidas de gente de bem, em detrimento de bandidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que fez um rapaz tomar tal atitude?
Desorganização mental? Falta de atenção? Ausência de amor fraternal???
Não saberemos ao certo...
O único fato concreto revelado foi a ausência sim...mas a ausência de um governo mais atuante, mais preocupado com seus cidadãos! Um governo menos egoísta e mais pleno de compaixão, coragem, determinação e, principalmente, sabedoria!!!